AGO DO DEMADVARDO

Dia 16 de março de 2016 às 09:00h no templo da Assembleia de Deus em Mantena MG

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Pr. Elias Ferreira e esposa estiveram visitando o campo missionário na Bolívia.


O ano de 2014 está sendo marcado como o ano de visitas ao campo missionário, além da visita de nosso Diretor Administrativo, Pr. Delurdes de Oliveira Guimarães Dutra ao Moçambique, e também a visita da caravana ao Paraguay, aconteceu ainda, a visita do Pr. Elias Ferreira e esposa Neuzi ao campo missionário na Bolívia. A visita aconteceu justamente no marco das comemorações dos 3 anos de inauguração do templo em Satelite Norte - Pentaguazú, município de Warnes do Departamento de Santa Cruz de la Sierra. Os trabalhos naquela região estão a cargo do Pr. Marcos Mamede e esposa Marylaine Leoterio ourindos da AD em Conselheiro Pena liderada pelo Pr. Joanir de Moura, o casal que há cerca de 4 anos foram enviados para aquela nação e iniciaram os trabalhos de implantar uma igreja naquela região crucenha. Além do nascimento de uma igreja que floresce a olhos vistos, o casal missionário foi agraciado com o nascimento de uma filhinha a quem deram o sugestivo de Manuela, uma derivação do hebraico Emanuel (Deus está e é conosco). 
Missionária Marylaine Leoterio e a pequena Manuela

Pr. Marcos Mamede e esposa Marylaine

Realmente, Deus tem estado com os nossos missionários naquela nação, um estado pluri nacional e que de maneira velada não é simpático ao evangelho, pois estimula as tradições animistas herdadas dos povos pre-andinos. Além disso o país possui barreiras idiomáticas considerando que o país abriga a existencia de 5 idiomas tribais além da Língua castelhana, falando a Lingua Quíchua, Língua Aimará, Língua Guarani, Língua More e a Lingua Canichana. A população atual da Bolivia é de cerca de 11 milhões de habitantes. A Bolívia é um Estado secular e garante em tese a liberdade de religião. A Constituição estabelece que: "O Estado respeita e garante a liberdade de religião e de crenças espirituais, em concordância com sua visão de mundo. O Estado é independente da religião."
Vista do centro da capital do Departamento de Santa Cruz a moderna cidade de Santa Cruz de la Sierra

De acordo com o censo de 2001 realizado pelo Instituto Nacional de Estatística da Bolívia, 78% da população boliviana seguia o catolicismo romano, enquanto 19% o protestantismo e outros 3% têm diferentes crenças cristãs. O protestantismo, juntamente com as crenças tradicionais indígenas estão se expandindo rapidamente.

A maior parte da população indígena segue religiões diferentes marcados pelo sincretismo com o catolicismo romano ou complementa-as com a sua própria visão de mundo e tradições antigas. O culto à Pachamama ou "Mãe Terra" , bem como a adoração à Virgem de Copacabana, Virgem de Urkupiña e Virgem de Socavon, são notáveis​​.

 Há também comunidades aimarás importantes perto do Lago Titicaca que têm uma forte devoção a Santiago Maior. Outras divindades cultuadas na Bolívia incluem Ekeko, o deus aimará da abundância e prosperidade, cujo dia é comemorado todo 24 de janeiro. E Tupã, o deus do povo guarani.


Cerca de 3% da população do país se identifica como agnóstico ou ateu. 
No ano de 2009 o contingente missionário naquela nação foi reforçado com o envio da família missionária da AD em São Félix de Minas, José Gonçalves e família, que tinham como alvo a cidade de Oruro no Departamento de mesmo nome nos altiplanos andinos, porém as dificuldades da altitudes, cultura, idioma e clima levou a família a se estabelecer também em Santa Cruz, onde estão iniciando trabalhos de evangelização. Pr. Elias e esposa irmã Neuzi esteve visitando os trabalhos, participando dos culto e cooperando nos louvores e ministração da Palavra de Deus. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE-NOS SEU COMENTÁRIO