AGO DO DEMADVARDO

Dia 16 de março de 2016 às 09:00h no templo da Assembleia de Deus em Mantena MG

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

O que é o Carnaval?

Uma Visão Cristã do Carnaval Brasileiro

As raízes do carnaval, ao contrário do que muitos pensam, não é apenas cultural, mas a origem do carnaval é religiosa. É realizado tradicionalmente pela Igreja Católica de Roma, como período de preparação para quaresma. A quaresma é uma tradição Católica marcada por jejum, abstenção de alguns alimentos e praticas religiosas, em geral piedosas ou penitentes, que recorda os quarenta dias de Jesus Cristo no deserto.

No entanto, esse momento religioso, foi como a páscoa e o natal, se transformando numa manifestação cultural e comercial, em variadas formas, tanto em países de maior população católica, como Brasil e Espanha, e em países como a Índia e Estados Unidos. No Brasil, o conceito de carnaval é uma festa da carne, onde em cada região do país se comemora de uma forma particular, como o frevo em Pernambuco, os trios elétricos baianos e o desfile de escolas de samba dos cariocas. 

Não importa a região do país, criou-se no Brasil, uma tradição de relacionar o carnaval à música (seja axé ou samba), sexo e álcool, sendo ainda um momento em que as pessoas entendem que podem tomar atitudes inusitadas, que vão desde colocar uma máscara e se fantasiar até quebrar regras como leis de trânsito, “por que afinal no carnaval é tudo liberado”.


Bem até aqui se falou um pouco de religião, talvez sob uma perspectiva histórica, mas agora, essa reflexão deve se voltar para os fatos, e deve-se questionar: Quais são as conseqüências de participar de uma festa como essa, para nossa fé? E os valores? E para nossa sociedade? Com certezas nada boas! A cultura carnavalesca brasileira se tornou ao longo de décadas um motivo para a destruição de valores como respeito, integridade, imagem do ser humano e respeito à fé.

Mas entre mortos e feridos quem se salva? A resposta é simples, os discípulos de Jesus Cristo! A palavra de Deus nos mostra qual é a posição dos verdadeiros cristãos diante dessas coisas:
No embalo dos enredos ouvimos uma opinião de uma pessoa sendo cantada e memorizada por milhares de pessoas, e tal informação não é questionada, por tratar-se de inocente música, mas não é só isso, o índice de acidentes de trânsito por uso de álcool, estupros e contaminação por doenças sexualmente transmissíveis aumentam, a banalização do sexo e o desrespeito pela imagem da mulher, são estampadas na mente de crianças que se tornam vítimas uma sociedade sem limites, e muitas, sem um referencial familiar se tornam adultos sem limites.

Sobre isso nos adverte o apóstolo Paulo:

“Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes aos seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus.” (I Timóteo 3. 1-4).

Através da mídia, nossa sociedade induzida a pensar no que é certo como errado e no errado como certo; no bem como o mal e no mal como o bem; e na verdade como mentira e na mentira como verdade, o que produz nas pessoas uma vida confusa e vazia, onde todo o ano, vivem numa “quarta-feira de cinzas” eterna, depois de breves e ilusórios “carnavais”, o que produz uma sociedade espiritualmente morta e emocionalmente ferida!

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”
(Romanos 12.1-2).


A verdade é essa, não devemos nos conformar com tais coisas, não deixe sua mente, seu casamento e sua família terem destruídos os valores sobre os quais foram construídos, pois a sociedade começa em cada um de nós. Nesse carnaval leve sua família para um retiro espiritual, ou tente encontra um ambiente mais tranqüilo, se não puder, intensifique sua busca a Deus e transforme uma época onde você normalmente se alimentaria com tanto “lixo”, em um tempo de prestar um culto doméstico com sua família, estudar a Bíblia, orar ou até mesmo evangelizar, lembrando sempre que:

“Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz será convosco.” (Filipenses 4.5-9)

Todos que guardam tais palavras em seu coração sabem a ligação que têm com Jesus Cristo, portanto continue firme. Todos aqueles que lerem tais palavras, aprofundem-se mais na Bíblia e aproximem-se não de religiosidade ou de doutrinas de homens, mas aproxime-se de Jesus crendo que ele pode salvar, transforma e conduzir sua vida. Tenham um carnaval abençoado pela presença de Jesus! Graça e Paz de Cristo sejam com todos! Amém!
Postagem do Miss. Marcos Mamede Leoterio - Santa Cruz de la Sierra -  Bolivia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE-NOS SEU COMENTÁRIO